terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caos: Corpo jogado nos fundos do IML aguardando necropsia

IML uma obra que está virando um pesadelo

Corpo jogado atrás do IML coberto para esconder a falta de atendimento

Passado 72 horas da solenidade de inauguração o IML de Tucuruí entregue pelo governador Simão Jatene e pelo prefeito Sancler Ferreira na última sexta-feira, 23, onde entrou em funcionamento na prática, mas sem as mínimas condições da realização da prestação de serviços de necropsias de cadáveres naquele núcleo.

Na manhã desta segunda-feira, 26, deu entrada o primeiro corpo no IML de Tucuruí, de um homem sem nenhuma identificação. Logo ao chegar ao instituto o cadáver foi jogado no chão atrás do prédio do instituto, dando uma demonstração concreta que a entrada em funcionamento da reforma, adaptação e pintura do prédio sede do núcleo do IML em Tucuruí, não tem nenhuma condição de realizar os atendimentos nas áreas específicas do instituto.

É fácil verificarmos, que não existe possibilidades pela falta de material e equipamentos para a realização das necropsias, que são técnicas. e que decidem o futuro de qualquer investigação policial da causa da morte e suas consequências, já nos casos de exame de corpo de delito, há uma grande necessidade da exatidão do procedimento. No local onde entrou em funcionamento o IML não se observa o aparelhamento necessário para o atendimento, como por exemplo, a ausência de um raio-x, para verificar as lesões ósseas, bem como os equipamentos necessários para os profissionais trabalharem na abertura e análise dos cadáveres, assim como a ausência de uma câmara fria para conservar os corpos que chegam ao local sem identificação e sem ter familiares que reclamem os corpos como no caso deste que encontra-se jogado no chão no fundo do instituto, mas a maior dificuldade desde a inauguração, é a falta de água nas torneiras, uma falha imensa devido a necessidade de assepsia dos cadáveres e na garantia da higiene dos funcionários.

O interessante que na festa de inauguração tudo estava sendo anunciado como se tivessem em total funcionamento, porém passado três dias a realidade é outra, o cadáver sem nenhuma identificação que deu entrada no IML até o fechamento desta edição do jornal, estava jogado no chão nos fundos do IML, apenas coberto com um papelão para que ninguém o visse isso e uma vergonha realizar a divulgação de uma obra e de um serviço inexistente na realidade.

Esperamos que as autoridades tomem as providências necessárias, para que isso seja coibido, onde um cidadão mesmo pós-morte, encaminhado para um órgão do governo para necropsia, tenha seu corpo descartado como se fosse lixo jogado no chão de um instituto de necropsia sem o mínimo respeito.

Este é o novo tempo que se prega no município, infelizmente os mortos não votam, pois se votassem com certeza seriam tratados de forma diferenciada. (Wellington Hugles)

O governador e o prefeito em frente ao IML de Tucuruí na inauguração






Verifiquem na foto acima o dia da inauguração pessoas no pátio atrás do IML e na outra o mesmo local onde se encontra jogado no chão o cadáver

Aqui esta o local onde será instalada a câmera fria do IML de Tucuruí


A mesa para as necropsias sem nenhuma ferramenta para a abertura e analise dos corpos e nem água nas torneiras




Nas fotos acima as salas de raio-x sem os equipamentos instalados


O corpo esta ao lado de sacos de lixo aguardando condições para ser necropsiado



O corpo foi deixado no chão isolado por plástico para evitar a propagação de odor e de animais

8 comentários:

  1. Isso ai a propaganda do novo tempo não mostra,mais a mentira tem perna curta,abre o olho povo de tucuruí...

    ResponderExcluir
  2. A cena choca e é o retrato do descaso com o ser humano! Isso porque acabou de inaugurar! Imaginem?!
    Tá achando que é só pintar de amarelo bonitinho pra enganar o povo? não adianta ter um prédio bonito se ele não contribui em NADA! O que é isso?! uma administração que vive de "fachadas"? que vive de placas bonitinhas?
    Seria ótimo sacudir a poeira e observar melhor o que está atrás das pinturas amarelas, ou melhor, o que não está!

    ResponderExcluir
  3. Isso é um desrespeito com o ser humano abre o olho povo de tucurui.

    ResponderExcluir
  4. Há mais de 20 anos atrás, na pequena cidade de Tucuruí, tinhamos um lugar chamado "Zé do caixão" em que os defuntos encontrados pelas redondezas da cidade eram deixados até serem sepultados, hoje no "novo tempo" com a inauguração do IML, não tem nem pedra para colocar os defultos. Que vergonha. O que fazer?

    ResponderExcluir
  5. O povo só sabe critica , mas é assim mesmo vcs só gostam mesmo é de porcaria não estão acostumados com o que é bom e de melhora para nossa cidade.¨Nem Jesus Cristo agradou¨.

    ResponderExcluir
  6. Nós temos que abrir nossos olhos para muitas coisas que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  7. sou mais aquela pedra antigo do resto do hospital municipal fala serio sancler naum tem vegonha disso

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...