terça-feira, 9 de agosto de 2011

Policiais são denunciados por impedir jornalistas

Policiais tentaram atrapalhar trabalho da imprensa

O promotor de Justiça Militar Armando Brasil Teixeira denunciou os policiais militares que interferiram no trabalho da equipe de reportagem da TV Liberal, canal 7. Eles chegaram a conduzir os jornalistas para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Acará no dia 12 de abril deste ano. Na ocasião, os repórteres faziam levantamento acerca da situação de caos da saúde pública naquele município, distante 153 quilômetros de Belém. O representante do Ministério Público Militar pontua que uma das vítimas, o repórter Guilherme Mendes, foi cerceado no seu direito de ir e vir, além de ter sido constrangido com o fato de que os policiais queriam levá-lo preso no camburão da Polícia.

No episódio se envolveram os cabos da Polícia Militar Edwaldo Bezerra Leal, Jean Márcio Araújo de Souza e Edvandro Martins Oliveira Reis. Eles impediram a equipe jornalística de cumprir o trabalho na Unidade Mista de Saúde de Acará. Os policiais foram chamados pela diretora do órgão, Somonny Almeida Santos Barbosa, que não gostou de ver os repórteres Guilherme Mendes, José Carlos Braga Batista e Edmilson da Luz Monteiro no local. Ela, inclusive, disse que a unidade foi "invadida" pelos jornalistas. Por isso, chamou a Polícia. Toda a ação, incluindo a tentativa dos policiais militares de constranger os repórteres, foi filmada e as imagens anexadas aos autos do inquérito analisado pelo promotor Armando Brasil. Os PMs deverão ser notificados para apresentar defesa, do contrário, serão condenados à revelia. Os repórteres deverão, também, ser ouvidos, na condição de testemunhas da ação delituosa que gerou a denúncia.

Tucuruí – Neste domingo (7), a equipe do Jornal de Tucuruí, encontrava-se realizando uma serie de matérias do veraneio prolongado da cidade e no início da noite na avenida 7 de setembro centro da cidade, foram testemunhas de um acidente exatamente na frente da sede da OAB em Tucuruí, onde uma moto Biz preta com um casal chocou-se na traseira da moto de um profissional moto taxistas com uma passageira, no momento o moto taxistas tinha acionado o pisca alerta que entraria a esquerda, o piloto da moto Biz desatencioso no momento da conversão do moto taxista o rapaz da moto Biz acertou de cheio o moto taxista levando a passageira ao chão desacordada. No momento a equipe de imprensa que estava em frente ao local do acidente, foi acionada pelos agentes da CTTUC para registrar o local e a posição das motos envolvidas no acidente, sendo que o condutor da Biz, sem documentos da moto para apresentar a agente da Companhia, passou a agredir fisicamente o fotografo do Jornal e tento quebrar a câmera fotográfica. Logo após chegou varias viaturas da PM que conduziram os envolvidos a delegacia, e pasmem conduziu a equipe do Jornal para prestar esclarecimento em função de estarmos desempenhando nosso trabalho profissional. Só após o fato consumado foi que recebemos informações que o casal da moto Biz causadora do acidente são familiares de um Policial Militar que foi bastante incisivo em falar a equipe do Jornal de Tucuruí, “vocês são muito salientes mesmos, gostam de se meter no que não são chamados”. Felizmente o Sargento que estava à frente da ação bastante sensato e sem a intenção de corporativismo encaminhou todos os procedimentos dos envolvidos do acidente e dispensou a equipe da imprensa da parte testemunhal. Fatos como estes devem ser coibidos pelo comando da PM. “Não aceitaremos que pessoas que usam a farda desta séria corporação, tentem usar de má fé sua função para coibir o direito a imprensa e deixar de apurar a verdade em detrimento das mentiras”, disparou Wellington Hugles diretor do Jornal de Tucuruí e testemunha do acidente.

Um comentário:

  1. É ISSO AI NADA TEM QUE IMPEDIR O DIREITO DE EMPRESA E O DO CIDADÃO DE BEM A EXERCER SUA FUNÇÃO...

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...