quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Atingidos por barragens fazem protesto em Tucuruí

Lideranças comunitárias e ligadas ao Movimento de Atingidos por Barragem (MAB) marcharam pelas principais ruas de Tucuruí na manhã de ontem para pedir maior agilidade de órgãos do governo federal e da Eletrobrás na execução de projetos sustentáveis para atender cerca de mil famílias da região de impacto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e das Eclusas. Eles reivindicam ainda a liberação de licença para criar animais na área de proteção ambiental do Lago de Tucuruí e do extrativismo e atividades agroflorestais, que possam manter a população do município.

Conforme Daiane Hohn, coordenadora do MAB na região, cerca de 150 manifestantes participaram da marcha, que seguiu pela BR-422, que liga Tucuruí à Vila Permanente, para o bairro Luz e Liberdade, às proximidades da Eclusa 2. Pacífica, a caminhada foi escoltada pela Polícia Militar, para evitar um possível bloqueio da rodovia federal.

“Queremos que a Eletronorte nos receba em uma audiência para discutir e negociar as nossas reivindicações”, dizia a coordenadora. “Pela manhã, conseguimos marcar uma reunião com a Casa Civil, agendada para a próxima quinta-feira”, completou Daiane.

Outra exigência das lideranças é quanto à diminuição da tarifa de energia elétrica que é praticada em Tucuruí. Eles protestaram ainda contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

A manifestação foi encerrada ao meio-dia, no bairro que sedia a coordenação do MAB, o Luz e Liberdade.

Em nota, a empresa que é responsável pela operação e manutenção das Eclusas de Tucuruí e da usina esclarece que não há registros de invasão na área dos empreendimentos e que desde o início das manifestações, a Polícia Militar do Pará e o Exército têm dado suporte no monitoramento das ocorrências e defesa das áreas.

Uma reunião com a gerência da Eletrobrás Eletronorte esta prevista para ocorrer sem data agendada.

O que quer o Movimento:

- Agilidade na execução dos projetos governamentais voltados às famílias no entorno da usina de Tucuruí.

- A liberação de licença para criação de animais na área de proteção do lago, assim como extrativismo e atividades agroflorestais.

Nota oficial da Eletrobrás-Eletronorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...