quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tomba mais um trabalhador rural em Pacajá sudoeste Paraense

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) nesta terça-feira (14) confirmou a morte de mais um trabalhador rural. A vítima é Obede Loyla Souza, de 31 anos, casado, pai de 3 filhos menores. Pelos modos operantes suspeita-se de assassinato por encomenda, pois Obede foi morto com um tiro de espingarda calibre 20 ou 28 no ouvido. De acordo com a Pastoral o corpo só foi encontrado dois dias após sua execução.

O assassinato ocorreu por volta do meio-dia da quinta-feira (9), no Acampamento Esperança, município de Pacajá, no sudoeste paraense, os pistoleiros teriam mandado Obede se deitar no chão de lado, encostando o cano da espingarda no ouvido disparando o tiro de misericórdia ceifando a vida do agricultor. A vitima se encontrava sozinho em sua casa, sendo pego de surpresa levado a uns quinhentos metros de sua residência, tirando-lhe a vida, o corpo só foi encontrado no sábado (11). O corpo já estava em estado de decomposição. Uma equipe formado por 10 policiais civis, sob comando da delegada Daniele Bentes, da Divisão de Homicídios, e delegado Rainero Costa, da Delegacia de Pacajá, investigam o crime. De acordo com a delegada Daniele, a equipe policial deslocou-se ainda no sábado à região junto com peritos do Centro de Perícias Científicas que fizeram a perícia de local de crime e a remoção do corpo para exame necroscópico. O corpo foi removido do local no mesmo dia para Belém.

Segundo informações da CPT, Obede, junto com outros moradores, discutiram no início do ano com representantes de madeireiros por estarem extraindo de forma ilegal madeira na região, principalmente Castanheira que é proibido por lei, outro fato foi a denuncia dos madeiros estarem deixando intrafegáveis as estradas de acesso ao acampamento Esperança e assentamentos da região neste período chuvoso.

A morte do trabalhador rural foi confirmada pela Polícia Civil, que ainda não tem informações se o crime está ligado a conflitos agrários. A Polícia aguarda emissão do laudo pericial para ter essas informações. Conforme a policial, ainda não é possível afirmar a motivação do crime, mas a causa mais provável é uma desavença interna entre acampados na área. Um suspeito já é investigado por participação no crime, mas o nome será mantido sob sigilo para não prejudicar o andamento das investigações.

O corpo do agricultor Obede Loyla Souza esta sendo aguardado a qualquer momento em Tucuruí, para o seu sepultamento.

Com a morte de Souza, sobe para seis o número de trabalhadores rurais assassinados nas últimas três semanas no Norte do país. Cinco dos casos foram registrados só no estado do Pará. O primeiro deles aconteceu em 24 de maio, quando o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria Bispo do Espírito Santo foi morto em Nova Ipixuna. As vítimas haviam denunciado a extração ilegal de madeira, assim como Obede Loyla Souza. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...